Amor eterno...

Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, setembro 26, 2012

Countdown

E a data prevista é de hoje a um mês.
Estas semanas passaram tão rapidamente, sem me dar conta, sempre a pensar "faltam tantos dias para atingir a semana x, y ou z", e agora olho para trás e vejo que já passou praticamente tudo. Faltam, no máximo, 4 semanas. Quem sabe, um pouco menos.

4 semanas.

Parece tão pouco tempo, e ao mesmo tempo tanto tempo! Confesso que estou um pouco ansiosa, quero muito conhecer este bebé, mas ao mesmo tempo, o medo de não ser capaz está sempre presente. Melhor dizendo, não tanto o medo de não ser capaz mas o medo de não saber ser capaz.

E ao mesmo tempo... já sinto saudades de sentir estes pontapezinhos na barriga, de a ver mexer, de fazer tantas ondinhas... Adoro esta parte! (Gosto um bocadinho menos das outras partes, menos agradáveis... :p)

Ai...

4 semanas... tão pouco!

Como é possível uma gravidez passar tão rápido???

Share |


"Nosce te ipsum"

sábado, setembro 22, 2012

Das coisas que me tiram do sério


 
Irrita-me profundamente o facto de certas pessoas parecerem tão empenhadas em destruir por completo certas instituições, certos professores, certos modelos de funcionamento, quando nem sequer por lá passaram. Ou pior, quando por lá passaram e não conseguem separar o trigo do joio.

Estudei 8 anos da minha vida numa instituição superior. 
Se foi tudo bom? Não. Houve muitas, mas mesmo muitíssimas, coisas que correram francamente mal.  Mas também apanhei muito bons professores, em qualquer uma das licenciaturas que lá tirei. Houve professores muito fraquinhos, sim, mas houve muitos que realmente me fizeram pensar, me fizeram procurar respostas, me fizeram tentar entender mais do mundo que me rodeava.

E se isto foi verdade na primeira licenciatura, ainda mais o foi na segunda: mais velha, mais madura, com outra experiência, aproveitei muito mais.


A minha segunda licenciatura foi tirada num dos sítios "piores", pelo que oiço, a nível nacional. "Ah, porque o nível é baixo. Porque os professores não prestam. Porque a organização é má. Porque isto, aquilo, o outro, frito, cozido, grelhado e assado. Porque Lisboa ou Porto ou Castelo Branco ou Aveiro é que são bons lugares para aprenderes." Passam-me quase a impressão que se eu estudei lá é porque sou completamente acéfala, atrasada mental, e não tenho capacidades para ir para outro lado. Se estudei lá é porque nada aprendi e sou uma nulidade, devo ter andado lá a perder o meu tempo.


Já na primeira licenciatura, em contexto de trabalho de campo, alguém adorável se virou para mim e disse "ah vens dessa instituição? Quando quiseres emprego, vão-se rir na tua cara porque não contratam ninguém que venha daí". Pois... ok... obrigada! E continuou: "eu é que venho da Nova, por isso sei que tenho emprego garantido". Ena... 

Agora da segunda, continuo a ouvir as mesmas coisas, e estou farta! 

Sim, naquela instituição há coisas que não funcionam. No 3º ano, inscrevi-me numa cadeira que afinal ainda não existia oficialmente e passei o semestre todo a tentar resolver a situação, a correr entre o departamento e os serviços académicos. Mas conseguiu-se. Tive problemas com professores? Tive. Tive problemas com organização? Tive. Mas aprendi! Mostrem-me uma instituição que não tenha problemas, onde tudo funcione impecavelmente, onde não haja professores mais fracos, onde o ambiente seja 100% puro. Conseguem? Pois... também me parecia...

Irrita-me que falem mal sem tentarem perceber que ali também há professores excelentes. Falando da área da música, tive a oportunidade de estudar com professores como Benoit Gibson, Amílcar Vasques Dias, Christopher Bochmann, José Manuel Bettencourt da Câmara, Filipe Mesquita Oliveira, João Pedro d'Alvarenga... façam uma pequena pesquisa sobre cada um deles, se vos aprouver. Verão que não andam ali a "brincar" ao ensino. Aprendi e muito com eles.

Se tive sorte com todos os professores do curso? Claro que não... e claro que tive também alguns problemas com o funcionamento - mas volto a dizer, mostrem-me uma universidade pública (ou privada!!) onde esses problemas não existam.

Se eu, que tive tantos problemas naquela instituição, consigo distinguir entre o que é um bom professor, um mau professor, sorte ou azar, porque não tentam mais pessoas fazê-lo e se limitam a destruir. Acaso estudaram lá para saberem se o nível é alto ou baixo? Bons e maus alunos, bons e maus professores, há em todo o lado, capacitem-se disso. E o nível sobe de ano para ano, isso posso garantir-vos.

Mas infelizmente, já estou habituada a que apenas se dê ouvidos às impressões negativas. As positivas são discretamente descartadas. Independentemente das consequências que daí advierem. 


Por isso, "obrigada" a todos os que me passam um atestado de incompetência por vir daquela instituição. Melhor fariam se olhassem para as suas próprias casas... mas isto é apenas um desabafo!

Share |


"Nosce te ipsum"

sexta-feira, setembro 21, 2012

Blog da semana

Se bem que esta rubrica seja muito muito (mas mesmo muito) irregular aqui pela secretária, há sempre um ou outro blog que gosto de anunciar.

Desta vez, é o Dia após dia na História.

Lembra-me o Curiosidades Históricas, que deixei de alimentar... Talvez um dia volte a essa minha iniciativa. Até lá, boas aprendizagens com a autora do Dia após dia!



Share |


"Nosce te ipsum"

segunda-feira, setembro 17, 2012

Ontem alguém me dizia "oxalá isto não haja nenhuma revolução".
Ao que eu respondi "oxalá haja".

Mas que seja como a da imagem. Pacífica, mas que não perca de vista o que realmente interessa.

Porque sem amor, nada é possível.



Share |


"Nosce te ipsum"

domingo, setembro 16, 2012

Congresso Democrático das Alternativas

Este não é, de todo, um blog político.
É sim um blog de alguém que, tal como tantos outros milhares neste país, está farta da situação que se vive.

Porque é preciso que cada um de nós ajude a construir um caminho de mudança, e apesar de ter poucos, pouquíssimos, raríssimos e cada vez menos leitores, a Secretária quer deixar alguns links que podem (devem!!!) ser de interesse público. São links relativos ao Congresso Democrático das Alternativas. Leiam e ajam de acordo com a vossa consciência.

Cabe a todos nós fazer algo, não podemos ser apenas os "indignados" de sofá!

Eu estou com indicações médicas para estar de repouso, não pude ir manifestar-me.

E vocês?? Lutemos todos juntos, cada qual com as suas armas, porque CHEGA desta situação!

LINKS:

http://subscrever.congressoalternativas.org

http://www.congressoalternativas.org/ 

http://www.facebook.com/pages/Congresso-Democratico-das-Alternativas/320693794685218

http://www.congressoalternativas.org/p/materiais.html

http://www.congressoalternativas.org/p/debates-tematicos.html

http://www.congressoalternativas.org/p/donativos.html






Share |


"Nosce te ipsum"

sábado, setembro 15, 2012

E a história repete-se...

E mais um ano, estamos a mais de meados de Setembro e nada de horários...
O E. já começa num conservatório na próxima semana. São poucas horitas, mas sempre ajuda qualquer coisa. Se não fossem os meus pais... :(
Não quero parecer lamechas, nem nada que se pareça. Mas a verdade é que as últimas semanas têm sido difíceis, a gravidez começa a pesar.
Tivemos um mês de Agosto bastante agitado, e quando conseguimos ir passar uns dias a outra cidade, comecei a sentir-me mal, com contracções, muitas dores, e comecei a assustar-me.
Conclusão, vá de ir ao centro de saúde para ver o que se passa e descubro que o meu antigo médico de família foi assim a atirar para o negligente com valores importantes das análises. Já o tinha sido relativamente à minha asma (recusou-se sempre a referenciar-me para as consultas de Alto Risco, falava mal da medicação que me tinham receitado, sei lá...), mas quando o foi com valores que podiam indicar uma infecção... digamos que fiquei bastante abalada. A minha sorte foi a médica que me atendeu naquele dia no centro de saúde: mandou-me imediatamente para as urgências do Hospital e lá fui extremamente bem atendida. Conclusão: estou de repouso absoluto, pois já apresentava alguns sinais de que o bebé podia querer nascer antes. Como se não bastasse, as crises de asma têm voltado a mostrar a garra de que são feitas e lá fui eu outra vez para as urgências. Conclusão dois: estou finalmente a ser seguida nas consultas de Alto Risco.
Estou fartinha do sofá... mas sei que tem que ser...
Confesso que com isto tudo nem me tem apetecido passar por aqui...

Share |


"Nosce te ipsum"

sexta-feira, setembro 14, 2012

Sabe tão bem...

Sabe muito muito bem, à medida que o tempo passa, perceber quem realmente importa na nossa vida e no nosso círculo de amizades.
A família não se escolhe - calha-nos na rifa, por assim dizer.
Os amigos?
Esses aparecem na nossa vida primeiro como colegas; seguidamente, como conhecidos; depois como amigos. Poucos são os que realmente ficam com o passar dos anos. Mas quando ficam... sabe tão bem tê-los por perto!
Ultimamente, tenho-me apercebido de quais são os que realmente são amigos. Vocês sabem, aqueles que até por vezes estão imenso tempo sem dizer nada mas sabemos que estão lá.
Aqueles que sabem o nome da nossa família. Que sabem o nome dos nossos pais. Que nos conhecem as "manias", e defeitos, e ainda assim estão lá.
Hoje foi um dia de alegre convívio.
Fez esquecer muitos dos nervos que tenho tido, muitas das preocupações que têm aparecido.
Foi bom, foi muito bom, e soube muito muito bem.
Quando se tem um ou dois amigos assim... sabemos que não estamos sozinhos, e isso é fundamental.


Share |


"Nosce te ipsum"

Rascunhos antigos