Acabei de ouvir no telejornal que todos os dias pelo menos 140 utentes apresentam queixas contra o SNS.
Não faço ideia por que será! Somos sempre tão bem atendidos!!
Ainda hoje foi mais uma história caricata. Passou-se comigo, e passo a contá-la a todos vocês.
Como por certo já sabem, sou asmática. 4 tipos de asma, yada yada, e rebeu-beu-beu pardais ao ninho, e muitas alergias e muito não presta. Até aí tudo bem, certo?
Ora bem. O meu médico de saúde reformou-se há quase dois meses. E fez muito bem, trabalhou uma vida inteira, tem mais é que descansar e curtir a reforma, e talvez ir passear às Bahamas, força!
Começa aqui a minha epopeia...
1 - Como não tenho médico de saúde, não sou atendida em Tavira. Nem que esteja como estive hoje à hora de almoço. Não há urgências. Ah a menina está mal? Não consegue respirar? Já não sente braços nem pernas nem tem força para segurar a cabeça porque tem um défice de oxigenação no corpo? Temos pena. Aqui não atendemos. Vá para Faro (50km) ou Vila Real (20km).
2 - Vou com a minha mãe para Vila Real, de urgência, com os quatro piscas ligados. A meio do caminho começo a não dar muito conta de mim, e a sentir-me super zonza.
3 - Chego a Vila Real, e fui logo atendida porque lá há urgências. Muito bem. Ao menos isso.
4 - Ventilan, Oxigénio, Soro, Calmantes, muita água, e ao fim de uma boa meia hora volto a sentir as mãos. Com alguma dificuldade, lá volto pouco a pouco a respirar.
5 - vem o médico ver como estou. Receita-me um calmante para tomar todas as noites porque um dos tipos de asma que tenho é nervosa.
6 - Peço-lhe BAIXA MÉDICA para poder JUSTIFICAR a falta ao SERVIÇO, porque NÃO PODE SER PELA ADSE (isso seria uma regalia a mais para quem só conseguiu arranjar trabalho o ano passado. qual atestado da adse... pffff, era bom era...)
7 - "não passso. tenho ordens para não passar. vá para o seu médico de saúde".
Lembram-se como comecei a conversa? NÃO TENHO MÉDICO DE SAÚDE, ESTÁ REFORMADO E O CENTRO DE SAÚDE DE TAVIRA RECUSA-SE A ATENDER QUEM NÃO TEM MÉDICO DE SAÚDE PORQUE "NÃO HÁ URGÊNCIAS".
Por norma sou uma pessoa bem educada. Mas dá-me vontade de os mandar para a senhora de laia menos recomendável que os deu à luz!
8 - Explico isso ao médico, russo. Inflexível. Não tem ordens, não passa baixa médica.
9 - Acompanho uma amiga que por acaso tinha ido hoje fazer umas análises. Graças a ela, e à médica dela, HUMANA E SENSÍVEL a quem trabalha, a boa da senhora decidiu "não oficialmente" passar-me a baixa médica. Estou de baixa 5 dias, há muitos anos que não tinha uma crise assim, a sério...
E o que me lixa com F é que em Vila Real mandam para Tavira, em Tavira não atendem e mandam para Vila Real/Faro. E entretanto a pessoa pode ir morrendo pelo caminho porque têm todos "ordens superiores". Uns para não atender, outros para não passar baixa, e estão-se a borrar pelas calças abaixo para o facto de eu ser obrigada, pelo tipo de contrato que tenho, a justificar as faltas com baixa médica para a segurança social. Porque se chego ao trabalho só com a justificação que estive na urgência dizem-me "sim, claro, mas e a baixa? tu só foste para a urgência às 13h, e o teu dia de trabalho começa às 9h, precisamos da baixa". Mas claro, são "ordens superiores"!!
Ordens... claro. Os nazis que executavam os judeus, ciganos, homossexuais e isso também só seguiam ordens. Superiores, bem dito!
Graças a Deus que ainda há pessoas humanas, ainda que desobedientes, e que passam a porcaria da baixa apesar de "terem ordens" para não o fazer.
Este país vai de mal a pior. Juro que sim. Quem me dera saber o que poder fazer para mudar isto! Assim não se consegue viver aqui!
Mas lá está, tendo em conta a minha experiência, confesso que me transcende completamente (NOOOOOOOOOT!!!!!!!) por que razão haverá tantas queixas contra o SNS... não faço ideia??!!!!
"Nosce te ipsum"