Amor eterno...

Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, junho 19, 2013

Crónica de uma omelete.


Era uma vez um cozinheiro que adorava fazer omeletes.
Um dia, foi trabalhar para um restaurante conceituado.
Era um restaurante que se queria especializar na confecção de omeletes. De atum, de chouriço, mistas, de camarão... As possibilidades que se abriam a este cozinheiro eram imensas.
Então, depois de um período longo de espera, o cozinheiro começou o seu trabalho neste restaurante. Durante bastante tempo, conseguiu cozinhar o que mais gostava. Passava o dia a confeccionar as omeletes, e quando estava em casa, pesquisava novas e novas formas de fazer omeletes. Quais as melhores técnicas de bater os ovos. Quais as melhores técnicas para conseguir virá-las sem as partir. Qual a melhor forma de as temperar. Como conseguir o equilíbrio perfeito entre ovos e recheio. Como empratá-las. Como servi-las.
Era um cozinheiro feliz, fazia o que gostava.
Até que um dia lhe disseram "a partir da próxima semana, não vais ter mais ovos para fazer as omeletes."
Questionou o chef principal de como deveria proceder, pois havia um jantar planeado para muita gente.
"Não sei", respondeu o chef, "tens que te desenrascar".
O  cozinheiro ficou apreensivo. Como havia de fazer omeletes sem lhe fornecerem os ovos? 
Então pensou arranjar por si próprio os ovos. Embora em menor quantidade, tentaria fazer o mesmo número de omeletes embora mais pequenas.
Lançou mãos ao trabalho e começou à procura de fornecedores independentes que lhe pudessem facultar ovos.
Quando os encontrou, disse ao chef, "Encontrei! O jantar poder-se-á realizar!"
Ao que o chef lhe disse: "ainda bem. Mas olha, afinal de contas, para além de não teres ovos, também não poderás ter acesso à cozinha, nem ao gás, nem à electricidade, nem a outros alimentos. Mas terás de apresentar à mesma o fruto do teu trabalho, as omeletes terão que ser servidas. É imperativo que assim seja. O restaurante não pode perder o patrocínio dos que vêm cá jantar."

O que fariam se fossem o cozinheiro?...

(História da autoria de Rita Faleiro)

Share |


"Nosce te ipsum"

1 clips:

Inês Correia disse...

Mandava os donos desse restaurante irem dar uma volta ao bilhar grande a abria um negócio de entrega de omeletes ao domicílio, com o lucro do negócio abria um restaurante meu e depois convidava os ex-patrões para jantar e mostrar-lhes o que é uma omelete a sério!

Rascunhos antigos