Amor eterno...

Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Das vacinas

Hoje foi dia da segunda dose das vacinas Prevenar 13 e Rotateq.
Antes de me decidir a vacinar o PJ, li muito, pesquisei muito, procurei muitas informações, pois se não estão no PNV queria perceber se eram absolutamente necessárias.

Depois de muito pensar e reflectir, decidi dá-las. É um grande investimento? É. É caro? Muito. Mas não me arrependo nada. Prefiro gastar este dinheiro mas ter o PJ protegido do que arriscar por não estarem no PNV e tê-lo doente com algo grave.

 Mas no decorrer da demanda por informações, ainda apanhei algumas irritações. Curiosamente, quem mas deu foram profissionais (?) da saúde...

Nós já sabemos que as vacinas são caras. Já sabemos que não estão no PNV. O que queríamos saber era exactamente a função delas. Contra o que protegiam. Se seriam realmente importantes.

Pois conseguimos ouvir de tudo, desde "são muito caras", a "vejam bem porque há quem nem as do PNV queira dar" (pois, mas não foi isso que perguntámos, pois não?...), chegando ao ponto de "se para comprarem as vacinas o agregado familiar não puder fazer uma alimentação correcta..." (ao que eu me pergunto se é alguma indirecta por causa do meu corpo e do meu peso...).

Ignorando estas "bocas" de mau gosto, decidi dar as vacinas. Comprei-as (fiquei paupérrima e nunca mais me alimentei, sra. enfermeira) e hoje já foi a segunda dose.

Dos outros bebés que eu vi serem vacinados com a Prevenar 13, ouvia-os chorar baba e ranho. Disseram-me também que era uma vacina extremamente dolorosa.

Da primeira dose, não estive eu com o bebé no centro de saúde, foram os meus pais, e dizem que ele ficou um pouco sofrido.

Desta segunda dose, não sei se foi por já conhecer a sensação, a verdade é que só deu 2 ou 3 berros (porque sim, uma perninha a ser esburacada deve doer!...), mas rapidamente se esqueceu disso e começou a reclamar com a enfermeira; e 2 segundos depois, estava a rir-se e a beber a Rotateq. Se pudesse falar, pedia mais, que aquilo é docinho!

Conclusão, tenho um filho que reage super bem às vacinas. Não chora por demais, ri-se, palra, não faz febre... e fica aterrado!.. Ah pois, que bebeu o biberon era 5:30 da tarde, adormeceu, e até agora mandou a fome às urtigas...

Share |


"Nosce te ipsum"

2 clips:

Susi disse...

loool o que eu me ri com essa da indirecta do peso!

enfim, olha, por ca tb resolvemos das a prevnar e a rotavirus, mt embora tb tenha sentido falta de informaçao por parte dos medicos.

mas quando perguntei la disseram para q servia cada uma, do mal ao menos! nunca levei com essa de ser mt cara. o maximo q me disseram é: alguns pais optam por nao dar por serem caras.

a minha baby era pra fzr a 3º dose esta semana mas como ta doentinha vou leva-la so pra semana q vem. Tb ate hj nunca teve mta reaçao as vacinas...ou melhor, costuma dormir mais, o q é bom lol

Rita P Faleiro disse...

Pois, Susana, eu não gostei muito de ouvir aquela boca... o E. diz que nem ouviu, se não tinha-lhe respondido à letra. Acho que se é nossa opção dar, a enfermeira não tinha que nos impingir a opinião dela!...
Menos mal que a tua também dorme mais com as vacinas ;) Sempre são mais umas horitas de descanso :)

Rascunhos antigos