Amor eterno...

Lilypie First Birthday tickers

terça-feira, março 09, 2010

Da vodca

O que dizer desta bebida?
Uma vez mais, a Wikipédia é a minha base de trabalho enquanto na tentativa de perceber certos mistérios do Universo me informo sobre esta beberragem destilada.

Ora bem, aprendi que:

"A vodca ou vodka (em russo, во́дка; em polonês, wódka) é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia. O nome vodca é o diminutivo de "água" (agüinha) em várias línguas eslavas, contudo não se tem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência."

Aguinha... assim no estilo de coisa pequuenina... aguinha, nem tamanho suficiente tem para ser água a sério. Hmm hmm. Ok. Esclarecida. Ponto seguinte.

"A vodca é originária da Europa Oriental, não se sabendo ao certo qual a sua origem exacta, Rússia ou Polónia. Na Rússia, os czares acabaram a produção no princípio da Primeira Guerra Mundial, mas em 1925 a produção foi retomada para neutralizar o mercado negro que entretanto se tinha estabelecido."


Portanto uma coisa assim sem origem definida, estranha, sem identidade, perdida. Ok. Os czares bem tentaram, mas certas coisas não se conseguem neutralizar. Ok. Esclarecida.

"Existem vários tipos de vodca, sendo classificados basicamente como:
  • Ocidental - prima pela pureza e claridade, possuindo aroma neutro e um sabor de álcool limpo combinado à suavidade. As técnicas de produção levaram a uma vodca com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor;
  • Polonês - é caracterizada pela pureza, mas cria uma vodca de sabor e aroma mais acentuados. Possui um discreto aroma adocicado e um paladar suave, onde o sabor adocicado demora a desaparecer. São ligeiramente mais oleosas;
  • Russo - bebidas muito suaves de sabor marcante e agradável, marcado por uma sensação de queimação depois de ingeridas."
Notaram a parte do "Russo - confere sensação de queimadura após ingestão?" Interessante... e verdadeiro!!!

"A vodca é mais consumida em países com clima muito frio do leste europeu, como Rússia, Bielorússia, Ucrânia e nos países nórdicos. Apesar de ser consumida pura nos países onde é mais popular, a vodca no resto do mundo é consumida em misturas com outras bebidas, como sucos de frutas ou refrigerantes."

Pois. É que "a seco" é intragável! É preciso alguma mistura para se poder tolerar. Diria mesmo que só com muita mistura. Mas aí deixaria de ser vodca... Talvez fosse a melhor solução!

"Os russos dizem que a vodca deve ser bebida simples de um só trago e muito gelada."

Se não é para saborear, para quê sequer incomodar-nos? Isso assim parece a depilação com bandas de cera fria! Dói como o tanas, e voltam a crescer...

Além disso, ingerida em demasia, creio que pode provocar cada dor de cabeça...

Por isso a minha conclusão é simples: evitar-se a vodca. Ou vodka. Seja de que marca for. Está tudo incluído.


"Noscete ipsum"

9 clips:

Anónimo disse...

E eu gosto tanto da de morango ou da preta... Ui Ui Ui =)

Beijinhos

Helena disse...

Ohhhh... Eu gosto! LOL

Beijinhos

Helena

Rita P Faleiro disse...

Há vodcas... e vodcas... ;)

Elias disse...

Pois, é que a preta, por exemplo, pouco tem a ver com aquela que dizes (pun intended)... e a parte do "de um trago e gelado" realmente é verdade, a essa temperatura baixa torna-se "inofensiva", pelo menos a nivel de sabor e sensação de queimadura (e talvez outras coisas? ;)...

Rita P Faleiro disse...

Pun intended não faço a mais pequena ideia do que seja. Mas é como afirmo, há certas vodkas que nem geladas nem de um trago, só são é prejudiciais!! Sejam consumidas como forem! Daí que o melhor seja não as consumir de todo.

AuBoulot disse...

Ah! Ah! Aaaaaaaaaaah!!!! Penso que a diferença está na marca ( sendo indicada pelo nome que vem no rótulo...! ) Aí meninos, toca a pesquisar marcas dessa bebida e quem descobrir tem prémio!

Rita P Faleiro disse...

Nem mais. A diferença está na marca. Vamos ver quem descobre a que vodka me refiro!

Tenho é que pensar em qual será o prémio...

Inês Correia disse...

Alguma má experiência??? Cá para mim a culpa das más experiências é da coca-cola... Barcardi cola, vodka cola, wisky cola... O elemento comum é sempre a cola!! A culpa só pode estar nela.

Rita P Faleiro disse...

Sim, uma péssima experiência, daquelas que me fazem ter vontade de não voltar a consumir vodka, a não ser que seja tão misturado com sumos doces que a essência de vodka seja praticamente inexistente. Aliás... se for completamente anulada ainda melhor!

Rascunhos antigos