Amor eterno...

Lilypie First Birthday tickers

segunda-feira, março 08, 2010

Do sono

Ufa!!

Estou bem mais descansada! Afinal não foi o espírito enraivecido do meu quarto que não me deixou dormir anteontem... menos mal! Já estava a pensar que o Godofredo 2 tinha arranjado uns amigos de brincadeiras..

Não.

Parece mesmo que o meu problema de sono é comum ao de milhares de portugueses, quase metade da população:

"47 por cento dos portugueses dormem mal é o alerta dado pelos especialistas. Dia 19 de Março é Dia Mundial do Sono."

A notícia diz ainda:

"Ainda a propósito das consequências de mal dormir, no dia 19 deste mês - Dia Mundial do Sono - o Canal Odisseia dedica uma semana inteira ao tema, com um pacote de programas dedicados aos mistérios do sono: os distúrbios extremos no sono das crianças, o sonambulismo, os misteriosos significados dos sonhos e as últimas descobertas farmacêuticas serão alguns dos temas que serão abordados neste especial."


E agora perguntam-se vocês o porquê do significado do meu sublinhado a cor de rosa? (sim, porque eu não durmo mas o meu carácter de menina fofinha não desaparece!, e o cor de rosa mostra isso)
 
É que tenho algumas histórias engraçadas sobre "misteriosos significados de sonhos" e "sonambulismos".
 
Nem que de propósito. Ontem falava com uma amiga minha que descobriu que é sonâmbula e que a brincar diz que qualquer dia sai porta fora... Eu sou sonâmbula e já me têm acontecido coisas engraçadinhas.
 
Partilho uma. Recuem alguns anos, digamos, 9.
 
Imaginem uma casa em silêncio. Está?
Pronto.
Agora visualizem-me a levantar da cama, a dormir, com um pijama de certo cor de rosa (que outra cor seria alguma vez possível???). Saio do meu quarto. Dirijo-me ao quarto da frente, onde tinha o computador. Deixo à minha direita 14 degraus de ar ameaçador (mesmo!!). Entro no quarto. Retiro os livros da escola da mochila. (Estava no secundário e entusiasmada com Latim, que posso dizer...). Abro o computador. Começo a fazer um trabalho que nunca nenhum professor pediu. Tudo isto a dormir. Ainda a dormir, respondo à minha mãe (que me ouviu, pois claro, os seus ouvidos de mãe estão bem treinados para isso), "o trabalho, o trabalho, tenho que fazer o trabalho, o trabalho, o trabalho". (Sim... eu adoro estudar). A minha mãe leva-me de volta para a cama.
 
Agora imaginem a minha cara de surpresa quando no dia seguinte, às 7.45 da manhã, estando eu a tomar um belíssimo pequeno almoço, a minha mãe me pergunta se eu tenho algum trabalho que não fiz. Fazendo uso da minha imagem de aluna de média de 18 e super responsável com os chamados "TPC's", respondo indignada "Claro que não!! Tenho tudo em ordem e nem sequer tenho agora testes"... Ao que ela me conta a aventura da noite anterior.
 
Ainda hoje não sei que raio de trabalho estava eu a fazer... na volta foi o Godofredo 2 que me possuiu e estava a fazer algo atrasado... (estou a brincar mas só até certa medida.... é que acredito muito nisso do paranormal e tenho-lhe um respeitinho que vocês não imaginam).
 
Agora antes que se matem de riso, agarrados à vossa barriga, por eu acreditar no paranormal, deixem-me levar-vos até ao segundo sublinhado rosa e fofinho: os misteriosos significados dos sonhos.
 
Digam o que disserem, mas para mim os sonhos são mensagens. Vindas de energias superiores a nós. Quanto a mensagens que transmitem, tenho muitas vezes sonhos premonitórios aos quais os que me rodeiam já aprenderam a dar crédito - talvez porque se concretizam.
 
Querem dois exemplos?
 
Ora bem. Primeiro exemplo. Tinha eu 14 anos. Ena pá! Vou para o 10º ano, já não sou obrigada a estudar, hooray hooray! Só que não tenho o horário. A pessoa a quem pedi que me fosse ver o horario enganou-se e tirou o  horário de economia em vez de humanidades. Assim vou para uma escola nova, cidade nova, tudo novo, e sem saber o que me espera. Deito-me, durmo, sonho... e no dia seguinte digo à minha mãe em tom de brincadeira: "sabes, sonhei que o meu horário começava à segunda feira com 2h de português".
 
Juro-vos... fiquei gelada quando cheguei à escola e COMEÇO MESMO O HORÁRIO COM 2 HORAS DE PORTUGUÊS!!!....
 
Segundo exemplo.
 
Estou em Santiago de Compostela, a fazer o meu último exame teórico da Licenciatura. Uma cadeirona chamada "História Económica, Política e Social Contemporânea". Basicamente, é a história mundial (sim, amigos, dos 5 continentes!!) desde o final da II Guerra Mundial até aos dias de hoje.
 
Matei-me a estudar, levei alguns 3 meses a estudar compulsivamente para essa cadeira.
 
Na véspera, deitei-me cedo com a resolução de não pegar mais nos livros. Caramba, não seria assim tão burra que não conseguisse fazer aquilo, mesmo com o grau de exigência tremenda do professor.
Durante a noite, sonhei com o exame. 5 perguntas. De manhã, assim naquela, resolvi rever a matéria daquelas 5 perguntas; como tinha tudo por esquemas e tópicos, não levei mais que 40 minutos a rever tudo. Tomei o pequeno almoço e ala!, para a Faculdade de História da Universidade de Santiago.
 
Gelei... é que o exame era o mesmo com o qual eu tinha sonhado. Pergunta por pergunta, palavra por palavra, vírgula por vírgula. Estive meia hora em choque, a ler aquilo, a beliscar-me, a ver se não seria apenas um sonho dentro de um sonho... mas não, era mesmo o exame do meu sonho. Tirei 20...
 
Por isso sim, acredito nas mensagens dos sonhos... tenho tido outros exemplos, mas acho que estes dois que partilhei com vocês mostram como na verdade esse tipo de sonhos existem... Muita gente diz não acreditar, mas comigo já se passaram, por isso... dou-lhes muito crédito e respeito-os muito.
 
No entanto, menos mal que a minha branca da outra noite não passou de um problema comum a metade dos portugueses.
 
É que se fosse o Godofredo, lá teria de gastar sei lá bem o quê para exorcizá-lo...

 
"Noscete ipsum"

10 clips:

Anónimo disse...

Xiiii estou em choque!!!! Com essa é que me deixas-te tonta!! Caramba! Eu sonho muito, muito mesmo! Nestas ultimas semanas tem sido mais prós pesadelos... Sonho sempre coisas sem sentido nenhum, mas coisas assustadoras, que me deixam perturbada. Normalmente lembro-me dos sonhos e vou à net ver os significados! Por exemplo: Um dia sonhei com um vestido de noiva branco que significa Morte! Ir a um funeral! No dia a seguir sonho com cabras e significa Herança! Não sei se acredito no significado dos sonhos, sinceramente não sei! Só sei que sonhar com alguma coisa e essa coisa acontecer, isso nunca me aconteceu!

Rita P Faleiro disse...

=) Acredita que se torna... assustador =) Por isso é que digo... acredito nos seus significados e mensagens, sem dúvida que acredito.

Anónimo disse...

Olha nem sei! Se assim for, significa que alguém irá morrer e deixar-me uma herança e essa pessoa só pode ser uma... A minha avó (a pessoa que me tem tratado mal desde que me divorciei, mas que foi a pessoa que me criou, foi meu pai e minha mãe, quando os verdadeiros não o quiseram ser!) Mas se isso acontecer realmente e irá acontecer um dia claro, até porque ela já está com uma certa idade... Irá custar, e mais me vai custar por tudo o que ela me tem feito e me tem dito... Pela falta de respeito que sempre teve comigo. Mas eu já a perdoei mentalmente. Por tudo o que me fez desde criança e pelo que continua a fazer... Perdoei de coração porque sei que ela nunca teve amor, logo nunca poderia dar amor a ninguém. E no dia que ela "partir" eu irei ficar triste como é óbvio, mas tenho a certeza que não vou carregar dor nenhuma, porque consegui perdoar! De qualquer das formas se os sonhos significarem mesmo uma morte... Já estarei mais mentalizada, porque "fui avisada" com antecedencia.
Beijinhos "amiga" =)

Rita P Faleiro disse...

Do vestido de noiva branco significar morte não sabia... sabia que sonhar com os nossos dentes a cair tem o mesmo significado...
De qualquer maneira, não quer dizer que acredites ou não, pode nem vir a acontecer isso que sonhaste.
Eu só digo é que eu, à minha experiência, já aprendi a não ignorar certos sonhos... é que mais de metade das vezes eles tornam-se realidade lol! Mas lá está, nunca sei quais os que se vão tornar reais e os que não passam disso mesmo: sonhos.

Pelo sim pelo não trato todos com o mesmo respeito ;)

Beijinhos =)

Inês Correia disse...

Dos sonhos não te esqueces tu! lol Olha lá, esse trabalho de Latim seria de grupo? É que eu também sou sonâmbula...

Rita P Faleiro disse...

Olha!! Na volta era mesmo de grupo, e a gente não sabia!! Se calhar encontrámo-nos a meio da noite, as duas a dormir, para fazer um trabalho sobre cultura romana XD

Elias disse...

Xiiii! :O duas sonambulas a fazer um trabalho de grupo de latim á noite? :O as coisas que uma pessoa não apanha aqui, basta estar ausente um dia ou dois... lol :P.... quanto aos sonhos, acho que não é mal pensado deixar aqui o ponto de vista de quem não acredita em nada disso (ate porque já tive sonhos muiittoooo estranhos, e nunca significaram nada, nem se realizaram), mas sem dǘvida que tenho respeito por quem acredita nisso ou até já passou pela experiencia, pois como é obvio, ninguem pode provar que realmente não seja verdade, e se me acontecesse a mim, se calhar tb mudava de opinião...

Rita P Faleiro disse...

Elias: pois é, este blog é uma animação, não apareces cá e não sabes o que perdes :p

É como dizes, se acontecesse contigo se calhar mudavas de opinião. Como a mim sempre me aconteceu isto, nunca precisei de mudar de opinião, mas mudar é bom. Mal da pessoa que se finca nas suas opiniões sem estar aberta a outras correntes =)

Ana Lúcia Carvalho disse...

Ora viva amiga sonambula/sonhadora :)
Só para deixar um bjinho e dizer para nã te esqueceres das nossas conversas sobre estes assuntos. Muitas vezes passo por tontinha, ou ingénua ou até mesmo por estranha por acreditar no significado dos sonhos (a mim acontece-me o mesmo) e agora até descobri que vou à casa de banho e tiro a roupa de noite sem dar por ela (é bom porque não tenho trabalho de voltar a adormecer).

Bjinhos miga e companheira do Schumann, Bloch e Arutunian!

Rita P Faleiro disse...

Ora viva!!!

Achas que me esqueço das nossas conversas? Eu também já passei por tolinha muitas vezes, mas sabes?, já nem ligo. Sei o que acontece comigo, quem não quiser acreditar, paciência, problema deles!

E realmente tu tens esse lado positivo: poupas trabalho a ti mesma! :p

Ah companheira clarinetista-musicóloga, o que os sonâmbulos fazem... :p

Rascunhos antigos