Amor eterno...

Lilypie First Birthday tickers

quinta-feira, março 18, 2010

A pressa é inimiga da competência




Se há coisa que eu não gosto é fazer as coisas à pressa. Acho sempre que o que é feito em cima do joelho tem tendência a não ficar bem feito, e perfeccionista como sou, das piores coisas que me podem fazer é apressar-me.

Seja para o que for! Para escrever, para adormecer, para acordar, para ler, para fazer trabalhos, para estudar...

Tudo leva o seu (neste caso, meu) tempo a ser feito. Gosto de pensar nas coisas, senti-las, saboreá-las, cheirá-las, e isso é cada vez mais raro num mundo pautado pelo tic-tac dos relógios, num mundo onde anda sempre toda a gente a correr, tentando agarrar o tempo, já de si tão fugidio como água a escorrer entre os dedos.

Detesto mesmo fazer as coisas à pressa, e depois ainda há aquele ditado "Quanto mais depressa mais devagar".

Por que razão estou eu aqui a divagar sobre pressa e calma?

Porque se não gosto de fazer coisas à pressa, obviamente que uma das coisas que mais me irrita é almoçar à pressa.

Aliás, acho que esse conceito nem existe. Não se "almoça à pressa", engole-se um bocado de comida olhando de viés para o relógio. E isso mexe comigo! Não se consegue saborear em condições (e hoje a comida até estava bem boa, massa com panados e salada), vai-se perdendo o prazer que é estar à mesa com a família, o estômago fica muito cheio muito depressa, depois pesa toneladas, anda-se a tarde toda com a sensação de que engolimos o monte evereste...

"E por que raio, se detestas tanto isso, foste almoçar à pressa", perguntam vocês, e com muita razão..

A minha resposta é simples: quando se trabalha num sítio que às 12:30 fecha a porta, para só reabrir às 14:00; quando não se almoça nesse sítio; quando às 17h se tem uma ecografia marcada numa terceira cidade; quando 4h antes da ecografia não se pode comer nada... resta a solução de comer até às 13h. Ora não sendo possível comer das 12:00 às 13:00 porque a porta do dito sítio onde trabalho fecha às 12:30, resta a solução de em 30 minutos (contando a partir das 12h) sair do trabalho, dirigir-me à cidade onde almoço, engolir o dito bocado de comida à pressa, voltar a pegar no carro, voltar a dirigir-me ao sítio onde trabalho para tentar chegar antes das 12:30.

Sim... é uma maratona!

Sobretudo se lhe juntarem a parte do "Quanto mais depressa, mais devagar"... é que apanhei todos os santinhos-condutores-muito-cautelosos que andam a pastelar a 30km/h..bom!!!

Conclusão, lá consegui efectuar esta maratona... mas o meu estômago queixa-se e com razão!

Lá está, a pressa é inimiga da competência... e aparentemente das boas digestões também!

"Noscete ipsum"

5 clips:

Ritititz disse...

Também detesto fazer coisas à pressa (comer, sobretudo!), tanto como detesto saber que tenho os minutos contados de maneira a não me atrasar, e ter pessoas a dizer "já vais, espera só mais um bocadinho... já fazemos... não stresses!" Lamento imenso, mas stresso sim!!

Rita P Faleiro disse...

Exacto! É horrível!... A pior coisa que me podem dizer é "não stresses" quando eu estou a ver o tempo a passar e as coisas a ficarem por fazer... mais vale fazê-las a tempo e horas, poupa-se muita dor de cabeça!

Olhos Dourados disse...

Também não gosto de coisas à pressa.

Anónimo disse...

Ai eu detesto mesmo comer à pressa e hoje também o fiz e andei a tarde toda como tu... Com o estomago a reclamar a comida metida a correr eheh

Elias disse...

Depende sempre do que consideramos pressa (porque eu costumo comer depressa lol, mas é diferente de "á pressa"), mas sim, em geral tb detesto isso...
E tendo em conta que não contaste a ultima parte da história (que não houve ecografia para ninguém), ainda é pior...

Rascunhos antigos