Amor eterno...

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, abril 30, 2010

Mais respiração (este poderia ser o tópico do dia lol)

Retirado daqui, um excerto sobre respiração correcta.



"PRÁTICA RESPIRATÓRIA

(A prática da boa e correta respiração. Viva mais e melhor - respire corretamente)


Esta prática simples da correta respiração você poderá fazê-la em pé ou sentado:

"Deite-se ou sente confortavelmente, a fim de que sua coluna esteja ereta.

Se escolher por sentar-se, procure ficar confortável, seja na cadeira ou poltrona. Mantenha os pés no chão e procure manter a sua coluna ereta, sem nenhum esforço físico. A boa prática iogue não requer nenhum esforço físico.

Se você desejar realizar a prática deitado, de preferência deite-se de costas (em decúbito dorsal) em um lugar reto, sem travesseiro ou qualquer apoio sob sua cabeça. Procure ficar o mais confortável possível. Se desejar, para um melhor e eficiente resultado da prática, afaste levemente as pernas e os braços do seu corpo. É como os iogues costumam chamar - Postura do morto ou Mirtasana ou Shavasana (deitado no chão como um cadáver). Esta posição combate a fadiga e acalma a mente agitada.

Ou ainda uma terceira posição (para praticantes de trabalhos espirituais de doação de energia). Sentado no chão com a coluna ereta, estendendo os braços e colocando as mãos sobre os joelhos com serenidade. Esta postura também é conhecida como - Siddhasana ou Postura da Perfeição.

Se desejar, coloque uma música adequada de fundo.

Agora a respiração:

Este primeiro exercício é simples, porém se feito corretamente e com serenidade, você além de aquietar a mente, grandes serão os benefícios.

Faça uma respiração profunda. Somente pelas narinas. Relaxe. Continue inspirando e expirando somente pelas narinas. Faça-o com tranqüilidade. Inspiração e expiração profundas. Faça com serenidade. Neste primeiro exercício não é necessário contar o tempo. Ou seja, fazer a respiração 4 por 4. Somente inspire e expire, com suavidade e com tranqüilidade, de forma profunda.

Nos primeiros exercícios, é normal que você sinta que sua respiração estará um pouco ofegante. Não se preocupe. Se você estiver relaxado e principalmente com a sua coluna ereta, conseguirá naturalmente inspirar e expirar com suavidade. Apenas concentre-se na sua respiração. Ouça a sua respiração. Sintonize-se com ela.

Procure relaxar o couro cabeludo. Relaxe por entre as sobrancelhas. Relaxe o rosto. Relaxe a boca. Tente suavemente afastar os dentes. De forma natural tente encostar a ponta da língua no céu de sua boca. Faça isso com serenidade. Não se preocupe em exalar energia. Preocupe-se em respirar corretamente. Vamos passo a passo. Relaxe os ombros. Relaxe os braços. Vá relaxando as mãos. As pernas. Relaxe os joelhos. Deixe seu corpo (dependendo da postura que você escolher) tocar o chão por inteiro. Ao mesmo tempo em que relaxa, continue respirando com serenidade, buscando manter um mesmo ritmo entre inspiração e expiração. Fique assim por quanto tempo desejar.

Quando quiser levantar, antes faça uma longa espreguiçada. Movimente-se devagar, aí então se levante.

Após essa prática simples, tenho certeza de que você estará bem melhor e com mais disposição para tudo."


"Nosce te ipsum"

2 clips:

Elias disse...

Parece interessante :)... Há exercicios mt giros de relaxamento, alguns são tão eficazes, que te conseguem por quase a dormir... fui uma vez "cobaia" de algo assim quando era mais novo loool ;)...

Rita P Faleiro disse...

E é! Estava a fazer este exercício e senti-me mesmo... calma, sabes? Entrei naquele estado que tu entras antes dos exames. Calma, ao "ralenti"... foi fantástico! Vou continuar, mesmo. E tens que me ensinar esses exercícios de relaxamento =)

Rascunhos antigos