Amor eterno...

Lilypie First Birthday tickers

segunda-feira, abril 12, 2010

Por que será?... Transcende-me...

Acabei de ouvir no telejornal que todos os dias pelo menos 140 utentes apresentam queixas contra o SNS.

Não faço ideia por que será! Somos sempre tão bem atendidos!!

Ainda hoje foi mais uma história caricata. Passou-se comigo, e passo a contá-la a todos vocês.

Como por certo já sabem, sou asmática. 4 tipos de asma, yada yada, e rebeu-beu-beu pardais ao ninho, e muitas alergias e muito não presta. Até aí tudo bem, certo?

Ora bem. O meu médico de saúde reformou-se há quase dois meses. E fez muito bem, trabalhou uma vida inteira, tem mais é que descansar e curtir a reforma, e talvez ir passear às Bahamas, força!

Começa aqui a minha epopeia...

1 - Como não tenho médico de saúde, não sou atendida em Tavira. Nem que esteja como estive hoje à hora de almoço. Não há urgências. Ah a menina está mal? Não consegue respirar? Já não sente braços nem pernas nem tem força para segurar a cabeça porque tem um défice de oxigenação no corpo? Temos pena. Aqui não atendemos. Vá para Faro (50km) ou Vila Real (20km).

2 - Vou com a minha mãe para Vila Real, de urgência, com os quatro piscas ligados. A meio do caminho começo a não dar muito conta de mim, e a sentir-me super zonza.

3 - Chego a Vila Real, e fui logo atendida porque lá há urgências. Muito bem. Ao menos isso.

4 - Ventilan, Oxigénio, Soro, Calmantes, muita água, e ao fim de uma boa meia hora volto a sentir as mãos. Com alguma dificuldade, lá volto pouco a pouco a respirar.

5 - vem o médico ver como estou. Receita-me um calmante para tomar todas as noites porque um dos tipos de asma que tenho é nervosa.

6 - Peço-lhe BAIXA MÉDICA para poder JUSTIFICAR a falta ao SERVIÇO, porque NÃO PODE SER PELA ADSE (isso seria uma regalia a mais para quem só conseguiu arranjar trabalho o ano passado. qual atestado da adse... pffff, era bom era...)

7 - "não passso. tenho ordens para não passar. vá para o seu médico de saúde".

Lembram-se como comecei a conversa? NÃO TENHO MÉDICO DE SAÚDE, ESTÁ REFORMADO E O CENTRO DE SAÚDE DE TAVIRA RECUSA-SE A ATENDER QUEM NÃO TEM MÉDICO DE SAÚDE PORQUE "NÃO HÁ URGÊNCIAS".

Por norma sou uma pessoa bem educada. Mas dá-me vontade de os mandar para a senhora de laia menos recomendável que os deu à luz!

8 - Explico isso ao médico, russo. Inflexível. Não tem ordens, não passa baixa médica.

9 - Acompanho uma amiga que por acaso tinha ido hoje fazer umas análises. Graças a ela, e à médica dela, HUMANA E SENSÍVEL a quem trabalha, a boa da senhora decidiu "não oficialmente" passar-me a baixa médica. Estou de baixa 5 dias, há muitos anos que não tinha uma crise assim, a sério...

E o que me lixa com F é que em Vila Real mandam para Tavira, em Tavira não atendem e mandam para Vila Real/Faro. E entretanto a pessoa pode ir morrendo pelo caminho porque têm todos "ordens superiores". Uns para não atender, outros para não passar baixa, e estão-se a borrar pelas calças abaixo para o facto de eu ser obrigada, pelo tipo de contrato que tenho, a justificar as faltas com baixa médica para a segurança social. Porque se chego ao trabalho só com a justificação que estive na urgência dizem-me "sim, claro, mas e a baixa? tu só foste para a urgência às 13h, e o teu dia de trabalho começa às 9h, precisamos da baixa". Mas claro, são "ordens superiores"!!

Ordens... claro. Os nazis que executavam os judeus, ciganos, homossexuais e isso também só seguiam ordens. Superiores, bem dito!

Graças a Deus que ainda há pessoas humanas, ainda que desobedientes, e que passam a porcaria da baixa apesar de "terem ordens" para não o fazer.

Este país vai de mal a pior. Juro que sim. Quem me dera saber o que poder fazer para mudar isto! Assim não se consegue viver aqui!

Mas lá está, tendo em conta a minha experiência, confesso que me transcende completamente (NOOOOOOOOOT!!!!!!!) por que razão haverá tantas queixas contra o SNS... não faço ideia??!!!!

"Nosce te ipsum"

14 clips:

Jo disse...

O Sistema de Saúde que temos ainda é muito mau, infelizmente, e o pior é que nem todas as pessoas podem recorrer ao privado.
Demasiada burocracia, demasiada espera e demasiado comodismo perante situações inacreditáveis que se passam todos os dias em hospitais e centros de saúde.
Não admira a quantidade de queixas que existem.

MoonLight disse...

eu passei anos e anos sem médico de família.. felizmente agora com as usf's acabei por ficar com um, mas que por acaso ja mudou 3 vezes..
bem, é melhor que nada!:P

beijinho

Nanda disse...

ui... mas que dia que tiveste...
concordo que há muitas falhas no serviço de saúde em protugal.
lembro me de procurar um médico por causa de um ataque de alergia e, ao chegar ao centro de saúde, o senhor doutor dizer me que é uma dermatose!!
mal o meu se não tivesse recorrido a um médico privado!
bem, as melhoras! =)

lampâda mervelha disse...

O sistema é feito por pessoas. E aí está.... o busílis da questão.

Agora o que importa é que melhores!

Beijo!


(O médico era mesmo russo?)

Olhos Dourados disse...

Olha, estas coisas é que deviam ser lidas no Ministério da Saúde, a ver se faziam alguma coisa para mudar.

Ti Coelha disse...

Pois, sei bem o que isso é. :P

http://atocadacoelho.blogspot.com/2008/08/ahhh-frias-finalmente.html

Rita P Faleiro disse...

Jo: Nem mais... Eu felizmente posso recorrer ao privado, mas para justificar a falta ao trabalho tinha mesmo de ir ao centro de saúde. Isto é terrível... quem manda as "ordens superiores" é que devia passar os dias nos centros de saúde...

Nanda: E o dia não acabou aí, à noite voltei para o médico sem respirar. Again. Deixa lá, eu também já tive terríveis maus diagnósticos em centros de saúde... às vezes acho que eles se sentem de alguma forma incomodados por terem de nos atender, vá-se lá saber porquê...

Lampâda: nem mais. O problema é que é feito por pessoas que não fazem ideia sobre o que é que estão a legislar. E sim! Era russo! E esta??

Olhos: pois é... mas sabes, acho que mesmo que lessem, nada ia mudar... porque as pessoas que fazem estas leis vão sempre ao privado, nunca têm estes problemas, não são obrigados a apresentar baixa do centro de saúde para justificar que estão doentes... enfim...

Ti Coelha: vou ver a postagem que me mandaste =)

Obrigada a todos pelo vosso apoio =)

Beijinhos

Rita

Inês Correia disse...

Miga, este ano, que ainda mal começou, a asma está a atacar-te em forte! Diz lá a essa gaja (ou gajas, já que são vários tipo) para se pisgarem porque esse estado não tem piada nenhuma! Só uma coisinha... é médico de família (acho que todos os médicos são de saúde...). Bjitos e as melhoras linda.

Rita P Faleiro disse...

MoonLight: eu também tinha um da USF, mas foi o que se reformou...

Luis: no comments...

Inês: claro que é médico de família... devo-me ter enganado... Eu já lhe disse várias vezes para me deixar em paz, mas parece que não me ouve... Obrigada linda pelos votos de melhoras...=)

Ana Catarino disse...

Tantas queixas mas pelos vistos eles não fazem nada para mudar :s

Rita P Faleiro disse...

É verdade, Marie... Eles não querem saber por uma simples razão... não são eles que têm que frequentar os centros de saúde...

Anónimo disse...

Ai amiga que situação =(

*Kiss*

Rita P Faleiro disse...

Pois é, Lu, tem sido cá uma semana que te vou contar... :s

Elias disse...

Realmente foi cá um caso drástico demonstrando até que ponto as coisas correm mal nos centros de saúde...
Entretanto sei que já tás melhor, é o que interessa :)
E sim, toca a mandar queixas para lá, sempre que possivel... para dps eles poderem dizer q o numero de queixas aumentou 90%, e ai já terão de fazer alguma coisa lol... (pois ainda no outro dia vinha nas noticias que aumentou 14% em relação ao ano passado ou que foi)

Rascunhos antigos